Vale a pena criar um blog em 2019?


Com o crescimento dos Insta bloggers e Youtubers, muitas pessoas ainda se questionam se vale a pena criar um blog em 2019. Muitas delas têm vontade de escrever e publicar conteúdo de uma forma que não seja através de fotos ou vídeos, e como estão a ser inseridos neste meio agora, acabam na dúvida se deveriam ou não fazer uma tentativa.

Eu estou na blogosfera há  8 anos, des da época em que os blogs eram extremamente coloridos, pessoais, e era apenas um lugar na Internet para compartilhar aquilo que viesse à mente. Na época, ninguém fazia ideia de que a profissão blogueiro existiria um dia, tão pouco que a criação de conteúdo em diversas redes seria tão popular como é hoje.

Hoje, os blogs se tornaram mais minimalistas, profissionais, e muitas pessoas fazem um bom investimento assim que iniciam seu espaço na Internet.

MAS AFINAL, VALE A PENA CRIAR UM BLOG EM 2019?

Na minha experiência, vale a pena criar um blog em 2019? Vale, claro que vale!

Primeiro de tudo, para dar certo, precisas gostar do que fazes. Tu podes sim criar um blog com intuito puramente profissional, e aliás, deves aproveitar essa oportunidade. Afinal, quem não quer poder trabalhar com o que gosta e ter a oportunidade de fazer isso home office? Porém, de nada adianta criar somente porque os outros estão a fazer - cria porque tu queres!

Quando eu mudei o meu blog de pessoal a blog profissional, em 2015, eu assumi um compromisso comigo mesma de que iria realmente me dedicar a blogar(mas com o trabalho 24h/24h dia o blog ficou um. No início, lá bem atrás era somente como um hobbie, porque eu gostava de publicar textos na Internet. Eu recebia pouquíssimas visitas, mas ainda assim continuei firme pois sabia que se desistisse, eu não conseguiria ser reconhecida pelo meu trabalho como escritora.

Muitas pessoas desistem ao pensar na concorrência. Realmente, é um meio extremamente concorrido, e não vou mentir e dizer que é fácil crescer aqui. Não é. Mas se fores iniciar um negócio em qualquer área, será concorrido, certo? Qualquer profissão tem concorrência. Tu nunca vais iniciar a Tua vida profissional já chegando ao topo.

Se tu ficares sempre a pensar que irá dar errado, ou desistires antes mesmo de tentar, é claro que não vai dar certo.

Por isso, é também preciso muito comprometimento, dedicação e estudo.

Sim, estudo.

Ao longo de todos estes anos de blog, eu sempre procurei me aprimorar da melhor forma que podia, fazendo cursos que iriam auxiliar na minha carreira como criadora de conteúdo.

Já cometi muitos erros, e aprendi com eles. Já fiz algumas postagens que poderiam ter sido melhores, e quando iniciei, eu não tinha nenhuma noção de SEO e criação de conteúdo. Mas tudo isso, fui aprendendo com o tempo.

Criar conteúdo não é somente começar a escrever qualquer coisa e postar. Exige um combo de questões a serem consideradas e que vão ajudar o teu blog a ter mais acessos.

E COMO SE DESTACAR?

Quando fores iniciar a criação do teu blog, tu precisas pensar em qual será o teu diferencial do resto e o que tu estás a oferecer de valor para o público. O que fará com que as pessoas visitem o teu blog? O que elas vão encontrar lá? Qual será o teu tema?

É importante que faças algumas pesquisas e estudes o assunto se tu queres lançar um blog profissional. Não esperes que esteja tudo perfeito para lançar - senão jamais irás lançar! -, mas actualmente encontras tanta informação na Internet que eu gostaria de ter encontrado quando iniciei meu espaço aqui na Internet.

Às vezes, você pode ir descobrindo aos poucos o que vai te destacar do resto. No meu caso, eu levei um bom tempo para descobrir isso - e para descobrir qual seria o meu nicho na Internet, ou seja, quais temas eu abordaria aqui no meu blog. Iniciei somente com textos, depois com resenhas, publicava um pouco sobre moda e beleza, até que fui me encaminhando para o lado de dicas e lifestyle. 


Para COMEÇAR deves GOSTAR DO QUE FAZes

Desde o início, ainda no Secrets World tornou-se muito importante para mim. Foi aqui que eu tive coragem de publicar os meus textos, e de realmente expor o meu trabalho para o mundo.

Com o tempo, as visitas e comentários foram surgindo, e isso só me trouxe uma experiência maravilhosa na blogosfera. É uma troca incrível entre o autor e o leitor. 

Sempre passei horas e horas na frente do computador, escrevendo, pesquisando, buscando referências e tentando melhorar o meu trabalho de alguma forma. E sempre foi algo que, mesmo cansada, eu amei fazer.

O Letras foi se tornando mais profissional, mas ainda é um espaço bem pessoal meu. Foi aqui que tudo começou, e é incrível você acompanhar a evolução do seu trabalho ao longo dos anos.

Tudo isso para reforçar que, se você não tem amor ao que faz, nada dará certo. Se você quer ter sucesso em alguma coisa na sua vida, pode ter certeza que será algo que você gosta de fazer, e que faria mesmo se não estivesse sendo pago.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Quando você criou o seu blog?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adbox

@templatesyard